top of page

Aleijadinho: escultor da alma brasileira

A arte colonial brasileira é uma das expressões mais marcantes de nosso rico passado. O Brasil Colônia sempre instigou a imaginação da monarquia portuguesa, sendo difícil acreditar que este gigante pedaço de terra era visto somente como um lugar primitivo, inóspito e sem personalidade; O Brasil, longe de Portugal, foi um pedaço da Coroa com suas próprias e belas características tropicais.

Além do anacronismo no estudo do Brasil colonial, existe um papel menosprezado porém de grande importância: o da Igreja Católica no país, que foi muito importante no surgimento das cidades em nossa terra. No Brasil Colônia, as cidades cresciam ao redor de onde as igrejas eram construídas, e com um bom financiamento para construção dessas belas capelas, artesãos tiveram a oportunidade de desenvolver estilos de alto nível e com uma personalidade nacional própria.


Um desses nobres artesãos ficou marcado na historia brasileira, graças à uma grande coleção de obras sacras que foram preservadas até os dias de hoje. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, que ainda gera muitas perguntas sem respostas na imaginação popular sobre sua trajetória, reconstruída diretamente e somente por um trabalho que é parte de um grande legado para a historia brasileira.


A história do mineiro de Ouro Preto é conhecida por envolver a superação de sua condição física, que influenciou seu traço, transformando Aleijadinho em herói nacional. Mesmo com sua doença, criou esculturas de um barroco que se acreditava existir apenas na Europa, mostrando para o mundo que uma arte clássica pode surgir em todos os lugares, se financiada e valorizada.


A arte barroca brasileira foi um importante momento de nossa belíssima historia. Ao valorizar os artistas que ajudaram a construir nossa identidade, mostramos para o povo seu passado glorioso. Por esse motivo celebramos o aniversário de Aleijadinho, relembrando sua importância para a construção da alma brasileira.

0 comentário

댓글


bottom of page