top of page

Anticomunismo pueril e fascismo

Além do racismo, totalitarismo, chauvinismo etc, um maiores 'defeitos' ideológicos dos movimentos fascistas é o anticomunismo fanático e alucinado.


Por outro lado, as posições políticas de figuras como Jones Manoel contra Getúlio Vargas revela o mesmo problema em certas fileiras comunistas. Eles são tão pirados com a ideia de combater o fascismo que atiram no lixo qualquer possibilidade de pensarem fora dos jargões e dos manuais que aprenderam a decorar.



A minha discordância em relação ao socialismo e ao fascismo não me impedem de ver o que há de positivo nelas. Eu não tenho reações alérgicas ou reflexos condicionados contra as figuras de Plínio Salgado ou Prestes, de Perón, Fidel Castro ou Stalin.


Dentre outras coisas, porque tenho plena consciência que não estou nos anos 1930, vivendo a Guerra Civil espanhola ou mergulhado em plena Segunda Guerra Mundial.


Esses personagens e tempos estão mortos. Fascismos e Comunismos, da forma como existiam durante o século XX, só sobrevivem em meia dúzia de três que estão nas fímbrias do sistema. São cadáveres e nada mais.


Toda vez que um socialista faz do fascismo seu pior inimigo no campo político, um anjo tropeça em uma nuvem, cai do céu, e nasce como favelado em alguma grande cidade brasileira.

Toda vez que um fascista faz do comunismo seu pior inimigo no campo político, a mãe de um brasileiro é vendida como prostituta em alguma metrópole de ares estrangeiros.


Disse o Senhor: ''Segue-me, e deixa os mortos enterrarem seus próprios mortos''.

A hegemonia atual é exercida pelo liberalismo, que nesse momento se tornou ''pós-liberalismo'', uma segunda pele dos ocidentais, uma segunda natureza que rege a mentalidade e o comportamento de norte-americanos e europeus, e que se espraia pelo mundo, destruindo as identidades de todos os povos a fim de construir um mercado global dominado pelo capitalismo financeiro.


Quem quer que veja qualquer coisa diferente na hierarquia moderna de poder, ou qualquer um que perca tempo combatendo ''fascistas'' e ''comunistas'', como se estivesse vivendo num mundo de noventa anos atrás; é um cego delirante, nada mais que um instrumento dócil do liberalismo.

1 comentário

1 Comment


Guest
Aug 08, 2023

Fascismo e comunismo não são inimigos, são concorrentes. Ideologias similares demais

Like
bottom of page