top of page

Fatos sobre a megaoperação no Rio


Segundo pesquisa do DATAFOLHA, 57% dos cariocas concordam total ou parcialmente que a operação contra o Comando Vermelho foi um sucesso e 39% discordam. A aprovação chega a 68% entre homens. Os resultados são homogêneos nos diversos subgrupos, segundo o instituto, com exceção do recorte com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos, em que a reprovação chega a 49%, e entre jovens entre 16 e 24 anos, em que chega a 59%. Não houve diferenças notáveis entre moradores da favela e entre áreas mais ricas ou pobres. Então, sim, o carioca aprovou.


Detalhe: já foram identificados 99 mortos. 78 destes tinham passagem na polícia por crimes relevantes, que vão do tráfico de drogas ao homicídio, 42 tinham mandato de prisão pendente, pelo menos 40 eram de outros estados (de sete UFs diferentes: Bahia, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Pará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo). Então, sim, foi golpe duro no CV naquela que é sua principal fortaleza e que abriga lideranças de diversas regiões do país.



ree


O baixíssimo número de feridos entre "civis" — um morador de rua e uma senhora que malhava em uma Academia foram baleados — aponta de modo inequívoco para a preocupação da polícia com os inocentes e para a inteligência por trás da operação, que encurralou os integrantes da facção em rotas de fuga na mata.


Óbvio que a ação não é suficiente para "resolver" o problema. Por isso mesmo o nome dela é "Contenção", não "Solução". A Operação que capturou bilhões de reais semanas atrás tampouco vai "resolver", mas também é duro golpe. Essas ações, todas elas, tem de ser replicadas, ampliadas, coordenadas do alto em diversas UFs. O resto é o vão partidarismo e o mundinho cor de rosa da classe média com culpa burguesa.


Comentários


© 2025 por Sol da Pátria.

bottom of page