top of page

Vargas: 141 anos do maior democrata de nossa história

Nesse dia 19 de Abril, em 1882, nascia aquele que consideramos maior governante de nossa história, o ínclito Presidente Getúlio Vargas.


Vargas foi o verdadeiro construtor da República. Foi o maior democrata que já existiu nesse país, mesmo quando impôs um governo autoritário. Suas políticas redesenharam as instituições, industrializaram o Brasil e, mais importante ainda, aumentaram a participação popular de um maneira nunca antes feita e depois não mais repetida.


A inclusão do povo no sistema político, realizada por Getúlio, se deu, por um lado, por meio da extensão dos direitos sociais em um país que era e ainda é vinculado a uma herança escravista nas relações de trabalho. Por outro lado, Vargas propôs pela primeira vez a construção da identidade brasileira em torno do ethos e das práticas populares.


Vargas é um desafio para aqueles que foram seus adversários e também para os que decidiram segui-lo na luta pela soberania do povo. Seus adversários nunca foram páreos para seu gênio político, e seu suicídio é demonstração disso. Seus seguidores nunca conseguimos ser dignos de sua herança. Tudo o que temos feito desde então, todos nós que, de uma ou outra maneira, ensejamos a boa luta, é tentar salvar algo do legado que eles nos deixou.


Mas ainda faremos jus à sua memória. Que ela seja eterna.



Na foto, Getúlio assina a fundação do Petrobrás, possível por causa da campanha ''O Petróleo é Nosso''. A campanha derrotou os liberais, que durante muito tempo defenderam a inexistência de petróleo no Brasil.



0 comentário

Comentarios


bottom of page